O panorama do Brasil no século XVII ainda não era propício
para o desenvolvimento de uma produção literária propriamente dita. Boa parte do país ainda não era povoado e a vida cultural era praticamente inexistente. Ainda assim, algumas obras com características tipicamente barrocas foram produzidas no período, principalmente da região do Nordeste.
Ao introduzir o Barroco no Brasil, os jesuítas tinham como objetivo criar um movimento apenas destinado à catequização. A função da Igreja nessa época era mostrar o caminho da religiosidade e da moral que serviria também para doutrinar a sociedade brasileira que vivia de uma forma desregrada e fora dos padrões considerados corretos.
Diferentemente de outras escolas literárias, o Barroco é abrangente no que se refere à arte. A literatura é apenas um dos aspectos que se destacam no período, pois nesta fase ocorre também o amplo desenvolvimento das obras nos âmbitos da pintura e da arquitetura.
Quanto à literatura, o período Barroco teve início no Brasil em 1601, com a publicação do poema Prosopopeia, de Bento Teixeira Pinto.
Bento Teixeira
LX
"Olhai o grande gozo e doce glória
Que tereis quando, postos em descanso,
Contardes esta larga e triste história,
Junto do pátrio lar, seguro e manso.
Que vai da batalha a ter victória,
O que do Mar inchado a um remanso,
Isso então haverá de vosso estado
Aos males que tiverdes já passado.''
o Padre Antônio Vieira.
A obra literária de Vieira pode ser classificada tanto como
A obra literária de Vieira pode ser classificada tanto como
portuguesa quanto brasileira, já que foi produzida nos dois
países.
O poeta foi responsável por sermões que tornaram-se
famosos, dentre os quais destacam-se:
Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as
Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as
de Holanda (1640);
Sermão do mandato (1650);
Sermão de Santo Antônio aos peixes (1654);
Sermão da Sexagégima (1650).
Fragmento do Sermão da Sexagégima:
"Nunca na Igreja de Deus houve tantas pregações, nem
tantos pregadores como hoje. Pois se tanto se semeia a
palavra de Deus, como é tão pouco o fruto? Não há um
homem que em um sermão entre em si e se resolva, não há
um moço que se arrependa, não há um velho que se
desengane. Que é isto? "
O principal poeta do século XVII, no entanto, é Gregório de
O principal poeta do século XVII, no entanto, é Gregório de
Matos e Guerra. Conhecido por Boca do Inferno
principalmente por causa de sua poesia satírica, dividiu sua
conturbada vida entre Brasil e Portugal, onde estudou e
formou-se em Direito. Sua obra é dividida em três temas
distintos:
Poesia sacra:
Apresenta temática religiosa que contempla a comemoração
Poesia sacra:
Apresenta temática religiosa que contempla a comemoração
a festas de santos e poemas de reflexão moral.
" Destes que campam no mundo
Sem ter engenho profundo
E, entre gabos dos amigos,
Os vemos em papafigos
Sem tempestade, nem vento:
Anjo Bento!"
Poesia lírico-amorosa:
É abrangente e aborda temas como a idealização do amor,
" Destes que campam no mundo
Sem ter engenho profundo
E, entre gabos dos amigos,
Os vemos em papafigos
Sem tempestade, nem vento:
Anjo Bento!"
Poesia lírico-amorosa:
É abrangente e aborda temas como a idealização do amor,
o receio do desprezo e a busca pela definição do amor, feita
de uma forma irônica.
"Ardor em coração firme nascido!
Pranto por belos olhos derramado!
Incêndio em mares de água disfarçado!
Rio de neve em fogo convertido!"
Poesia satírica:
É, sem dúvida, o ponto alto da carreira do poeta. Todos
eram alvo de suas maliciosas críticas: ricos, pobres, negros,
brancos, pessoas vinculadas ao governo e, até mesmo seus
amigos.
"Triste Bahia
Triste Bahia!
ó quão dessemelhante
Estás e estou do nosso antigo estado!
Pobre te vejo a ti, tu a mi abundante.
A ti tricou-te a máquina mercante,
Que em tua larga barra tem entrado,
A mim foi-me trocando e, tem trocado,
Tanto negócio e tanto negociante."
dentre as quais destacam-se:
Arte rebuscada e exagerada:
A utilização de um vocabulário complexo e compreendido
por poucos, manteve a literatura barroca acessível apenas a
uma pequena parcela da população, formada
essencialmente pela elite. O exagero mostrava-se presente
nos poema através de palavras e expressões que levavam
o sentimentalismo dos poetas ao extremo.
Arte rebuscada e exagerada:
A utilização de um vocabulário complexo e compreendido
por poucos, manteve a literatura barroca acessível apenas a
uma pequena parcela da população, formada
essencialmente pela elite. O exagero mostrava-se presente
nos poema através de palavras e expressões que levavam
o sentimentalismo dos poetas ao extremo.
Valorização dos detalhes:
A riqueza de detalhes estava presente em todos os âmbitos
da arte barroca, incluindo a pintura, a escultura e a literatura.
Dualismo e contradições:
Outros aspectos relevantes na literatura barroca eram o
Dualismo e contradições:
Outros aspectos relevantes na literatura barroca eram o
dualismo e as contradições, algumas vezes presentes no
mesmo verso do poema. Tudo o que causasse contraste
era valorizado e amplamente explorado pelos poetas da
época.
O Cultismo e o Conceptismo na literatura barroca
O Barroco é marcado por dois estilos literários distintos:
o cultismo e o conceptismo.
O cultismo refere-se ao chamado "jogo de palavras". Nesse
estilo a linguagem é culta, rebuscada e até mesmo
extravagante. Tudo é descrito de forma detalhada
e pormenorizada.
O conceptismo diz respeito ao "jogo de ideias". O estilo
conceptista valoriza o pensamento e a concepção dos
conceitos. A lógica, racionalismo e a retórica aprimorada
são elevados ao grau máximo nas obras literárias.
Antítese na poesia barroca
Antítese:
Reflete a contradição vivida pelo homem barroco,
seu dualismo. Mostra o contraste visto pelo escritor
em quase tudo. O poema Á Ilha da Maré de Manuel
Botelho de Oliveira, salienta traços contrastantes:
Vista por fora é pouco apetecida,
Porque aos olhos por feia é parecida;
Porém dentro habitada,
É muito bela, muito desejada,
É como a concha tosca e deslustrosa,
Que dentro cria a pérola formosa:
Erguem-se nela outeiros
Com soberbas de montes altaneiros,
Que os vales por humildes desprezando,
As presunções do Mundo estão mostrando,
E querendo ser príncipes subidos,
Ficam os vales a seus pés rendidos.
Paradoxo
na poesia barroca
Paradoxo:
É a
união
de duas ideias contrárias num só pensamento. O soneto VII de Gregório Matos
Guerra apresenta esta figura de
linguagem:
SONETO VII
Ardor em firme coração nascido!
Pranto por belos olhos derramado!
Incêndio em mares de água disfarçado!
Rio de neve em fogo convertido!
Tu, que em ímpeto abrasas escondido,
Tu, que em um rosto corres desatado,
Quando fogo em cristais aprisionado,
Quando cristal em chamas derretido.
Se és fogo como passas brandamente?
Se és neve, como queimas com porfia?
Mas ai! Que andou Amor em ti prudente.
Pois para temperar a tirania,
Como quis, que aqui fosse a neve ardente,
Permitiu, parecesse a chama fria.
Ardor em firme coração nascido!
Pranto por belos olhos derramado!
Incêndio em mares de água disfarçado!
Rio de neve em fogo convertido!
Tu, que em ímpeto abrasas escondido,
Tu, que em um rosto corres desatado,
Quando fogo em cristais aprisionado,
Quando cristal em chamas derretido.
Se és fogo como passas brandamente?
Se és neve, como queimas com porfia?
Mas ai! Que andou Amor em ti prudente.
Pois para temperar a tirania,
Como quis, que aqui fosse a neve ardente,
Permitiu, parecesse a chama fria.
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