1
seus sermões consiste na "agudeza" - maneira de conduzir
o pensamento que aproxima objetos e/ou ideias distantes,
diferentes, por meio de um discurso artificioso, que se
costuma chamar de "discurso engenhoso."
Assinale a alternativa em que, no trecho transcrito
do "sermão da Sexagésima", o autor utiliza esse recurso:
a) Lede as histórias eclesiásticas, e achá-las-eis todas
cheias de admiráveis efeitos da pregação da palavra de
Deus. Tanto pecadores convertidos , tanto mudança na vida,
tanto reformação de costumes; os grandes desprezando as
riquezas e vaidades do Mundo; os reis renunciando os
cetros e as coroas; as mocidades e as gentilezas metendo-
se pelos desertos e pelas covas [...].
b) Miseráveis de nós, e miseráveis de nossos tempos, pois
nele se veio a cumprir a profecia de S. Paulo: [...] "virá
tempo, diz S. Paulo, em que os homens não sofrerão a
doutrina sã." [...] "Mas para seu apetite terão grande número
de pregadores feitos a montão e sem escolha, os quais não
façam mais que adular-lhes as orelhas."
c) Para um homem se ver a si mesmo são necessárias três
coisas: olhos, espelho e luz. [...] Que coisa é a conversão de
uma alma, senão entrar um homem dentro de si e ver-se a
si mesmo? Para esta vista são necessários olhos, é
necessária luz e é necessário espelho. O pregador concorre
com o espelho, que é doutrina; Deus concorre com a luz,
que é graça; o homem concorre com os olhos, que é
conhecimento.
d.) Quando Davi saiu a campo com o gigante, ofereceu-lhe
Saul as suas armas, mas ele não as quis aceitar. Com as
armas alheias ninguém pode vencer, ainda que seja Davi.
As armas de Saul só servem a Saul, e as de Davi a Davi,
e mais aproveita um cajado e uma funda própria, que a
espada e a lança alheia.
2.UFU
Marque para as alternativas abaixo (V) verdadeira, (F) falsa
ou (SO) sem opção.
1. ( ) Ao afirmar que cantou em sua "lira maldizente" os
1. ( ) Ao afirmar que cantou em sua "lira maldizente" os
problemas do Brasil, o poeta refere-se ao instrumento
musical, lira, com o qual recitava seus versos.
2. ( ) Ainda que a intenção do poeta seja repetir sua poesia
2. ( ) Ainda que a intenção do poeta seja repetir sua poesia
de sátira, de protesto e de denúncia, sua promessa não se
cumpre, e ele se restringe à metalinguagem.
3. ( ) Na sátira, a tendência do poeta é usar uma linguagem
3. ( ) Na sátira, a tendência do poeta é usar uma linguagem
mais clara com formas métricas mais populares, como é o
caso do metro de onze sílabas, empregado neste poema.
4. ( ) Os versos "Não chore, não suspire, e não lamente" e
4. ( ) Os versos "Não chore, não suspire, e não lamente" e
"Não mordem outros não, por não ter dentes" apresentam,
respectivamente, expressões de gradação e de metáfora.
3. Ufrgs 2016
Leia as seguintes afirmações sobre o Sermão de Santo
Leia as seguintes afirmações sobre o Sermão de Santo
Antônio aos peixes, de Padre Antônio Vieira.
I. O Sermão apresenta a estratégia de se dirigir aos peixes,
I. O Sermão apresenta a estratégia de se dirigir aos peixes,
e não aos homens, estendendo o alcance crítico à conduta
dos colonos maranhenses.
II. O Sermão apresenta elogios aos grandes pregadores,
através de passagens do Novo Testamento.
III. A sardinha é eleita o símbolo do verdadeiro cristão, por
III. A sardinha é eleita o símbolo do verdadeiro cristão, por
ter sido o peixe multiplicado por Jesus.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
4. UMCP-SP
O culto do contraste, pessimismo, acumulação de
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
4. UMCP-SP
O culto do contraste, pessimismo, acumulação de
elementos, niilismo temático, tendência para a descrição
e preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos, sangrentos
e repugnantes, são características do:
a) Barroco
b) Realismo
c) Rococó
d) Naturalismo
e) Romantismo
a) Barroco
b) Realismo
c) Rococó
d) Naturalismo
e) Romantismo
5. FUVEST-SP
"Nasce o Sol, e não dura mais que um dia.
Depois da luz, se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria."
Na estrofe acima, de um soneto de Gregório de Matos
Guerra, a principal característica do Barroco é:
a) culto da Natureza
b) a utilização de rimas alternadas
c) a forte presença de antíteses
d) culto do amor cortês
e) uso de aliterações
6.FUVEST-SP
O bifrontismo do homem, santo e pecador;
o impulso pessoal prevalecendo sobre normas ditadas por
"Nasce o Sol, e não dura mais que um dia.
Depois da luz, se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria."
Na estrofe acima, de um soneto de Gregório de Matos
Guerra, a principal característica do Barroco é:
a) culto da Natureza
b) a utilização de rimas alternadas
c) a forte presença de antíteses
d) culto do amor cortês
e) uso de aliterações
6.FUVEST-SP
O bifrontismo do homem, santo e pecador;
o impulso pessoal prevalecendo sobre normas ditadas por
modelos; o culto do contraste; a riqueza de pormenores –
são traços constantes da:
a) composição poética parnasiana
b) poesia simbolista
c) produção poética arcádica de inspiração bucólica
d) poesia barroca
e) poesia condoreirista
7.PUCC-SP
"Que falta nesta cidade? Verdade.
Que mais por sua desonra? Honra.
Falta mais que se lhe ponha? Vergonha.
O demo a viver se exponha,
Por mais que a fama a exalta,
Numa cidade onde falta
Verdade, honra, vergonha."
Pode-se reconhecer nos versos acima, de Gregório de
a) composição poética parnasiana
b) poesia simbolista
c) produção poética arcádica de inspiração bucólica
d) poesia barroca
e) poesia condoreirista
7.PUCC-SP
"Que falta nesta cidade? Verdade.
Que mais por sua desonra? Honra.
Falta mais que se lhe ponha? Vergonha.
O demo a viver se exponha,
Por mais que a fama a exalta,
Numa cidade onde falta
Verdade, honra, vergonha."
Pode-se reconhecer nos versos acima, de Gregório de
Matos:
a) caráter de jogo verbal próprio do estilo barroco, a serviço
a) caráter de jogo verbal próprio do estilo barroco, a serviço
de uma crítica, em tom de sátira, do perfil moral da cidade
da Bahia.
b) caráter de jogo verbal próprio da poesia religiosa do
século XVI, sustentando piedosa lamentação pela falta de fé
do gentio.
c) estilo pedagógico da poesia neoclássica, por meio da
c) estilo pedagógico da poesia neoclássica, por meio da
qual o poeta se investe das funções de um autêntico
moralizador.
d) caráter de jogo verbal próprio do estilo barroco, a serviço
da expressão lírica do arrependimento do poeta pecador.
e) estilo pedagógico da poesia neoclássica, sustentando em
e) estilo pedagógico da poesia neoclássica, sustentando em
tom lírico as reflexões do poeta sobre o perfil moral da
cidade da Bahia.
8. FUVEST-SP
"Entre os semeadores do Evangelho há uns que saem a
semear, há outros que semeiam sem sair. Os que saem a
semear são os que vão pregar à Índia, à China, ao Japão;
os que semeiam sem sair são os que se contentam com
pregar na pátria. Todos terão sua razão, mas tudo tem sua
conta. Aos que têm a seara em casa, pagar-lhes-ão a
semeadura; aos que vão buscar a seara tão longe, hão-lhes
de medir a semeadura, e hão-lhes de contar os passos. Ah!
dia do juízo! Ah! pregadores! Os de cá, achar-vos-ei com
mais paço; os de lá, com mais passos..."
Essa passagem é representativa de uma das tendências
8. FUVEST-SP
"Entre os semeadores do Evangelho há uns que saem a
semear, há outros que semeiam sem sair. Os que saem a
semear são os que vão pregar à Índia, à China, ao Japão;
os que semeiam sem sair são os que se contentam com
pregar na pátria. Todos terão sua razão, mas tudo tem sua
conta. Aos que têm a seara em casa, pagar-lhes-ão a
semeadura; aos que vão buscar a seara tão longe, hão-lhes
de medir a semeadura, e hão-lhes de contar os passos. Ah!
dia do juízo! Ah! pregadores! Os de cá, achar-vos-ei com
mais paço; os de lá, com mais passos..."
Essa passagem é representativa de uma das tendências
estéticas típicas da prosa seiscentista, a saber:
a) Sebastianismo, isto é, a celebração do mito da volta de
a) Sebastianismo, isto é, a celebração do mito da volta de
D.Sebastião, rei de Portugal, morto na batalha de Alcácer-
Quibir.
b) a busca do exotismo e da aventura ultramarina,
b) a busca do exotismo e da aventura ultramarina,
presentes nas crônicas e narrativas de viagem.
c) a exaltação do heróico e do épico, por meio das
metáforas grandiloqüentes da epopéia.
d) lirismo trovadoresco, caracterizado por figuras de estilo
passionais e místicas.
e) Conceptismo, caracterizado pela utilização constante dos
e) Conceptismo, caracterizado pela utilização constante dos
recursos da dialética
9. FUVEST-SP
A respeito do Padre Antônio Vieira, pode-se afirmar:
a) Embora vivesse no Brasil, por sua formação lusitana não
9. FUVEST-SP
A respeito do Padre Antônio Vieira, pode-se afirmar:
a) Embora vivesse no Brasil, por sua formação lusitana não
se ocupou de problemas locais.
b) Procurava adequar os textos bíblicos às realidades de
b) Procurava adequar os textos bíblicos às realidades de
que tratava.
c) Dada sua espiritualidade, demonstrava desinteresse por
assuntos mundanos.
d) Em função de seu zelo para com Deus, utilizava-o para
d) Em função de seu zelo para com Deus, utilizava-o para
justificar todos os acontecimentos políticos e sociais.
e) Mostrou-se tímido diante dos interesses dos poderosos
10.UFRN
A obra de Gregório de Matos – autor que se destaca na
e) Mostrou-se tímido diante dos interesses dos poderosos
10.UFRN
A obra de Gregório de Matos – autor que se destaca na
literatura barroca brasileira – compreende:
a) poesia épico-amorosa e obras dramáticas.
b) poesia satírica e contos burlescos.
c) poesia lírica, de caráter religioso e amoroso, e poesia
a) poesia épico-amorosa e obras dramáticas.
b) poesia satírica e contos burlescos.
c) poesia lírica, de caráter religioso e amoroso, e poesia
satírica.
d) poesia confessional e autos religiosos.
e) poesia lírica e teatro de costumes.
Gabarito:
Questão 1 - C
Questão 2 - F-F-F-V
Questão 3 - A
Questão 4 - A
Questão 5 - C
Questão 6 - D
Questão 7 - A
Questão 8 - D
Questão 9 - B
Questão 10 - C
d) poesia confessional e autos religiosos.
e) poesia lírica e teatro de costumes.
Gabarito:
Questão 1 - C
Questão 2 - F-F-F-V
Questão 3 - A
Questão 4 - A
Questão 5 - C
Questão 6 - D
Questão 7 - A
Questão 8 - D
Questão 9 - B
Questão 10 - C
Nenhum comentário:
Postar um comentário