1.ESA 2017
01 Não lembro em que momento percebi que viver
deveria ser uma permanente reinvenção de nós mesmos -:- para não
02 morrermos soterrados na poeira da banalidade
embora pareça que ainda estamos vivos.
03 Mas compreendi , num lampejo: então é isso,
então é assim. Apesar dos medos, convém não ser demais fútil nem
04 demais acomodada. Algumas vezes é preciso pegar
o touro pelos chifres, mergulhar para depois ver o que acontece: porque
05 a vida não tem de ser sorvida como uma taça que
se esvazia, mas como o jarro que se renova a cada gole bebido.
06 Para reinventar-se é preciso pensar: isso
aprendi muito cedo.
07 Apalpar, no nevoeiro de quem somos, algo que
pareça uma essência : isso, mais ou menos, sou eu. Isso é o que eu
08 queria ser, acredito ser, quero me tornar ou já
fui. Muita inquietação por baixo das águas do cotidiano. Mais cômodo seria ficar
09 com o travesseiro sobre a cabeça e adotar o lema
reconfortante : “Parar pra pensar, nem pensar!”.
10 O problema é que, quando menos se espera ele
chega o sorrateiro pensamento que nos faz parar. Pode ser no
11 meio do shopping, no trânsito, na frente da tevê
ou do computador. Simplesmente escovando os dentes. Ou na hora da droga,
12 do sexo sem afeto, do desafeto, do rancor, da
lamúria, da hesitação e da resignação .
13 Sem ter programado, a gente para pra pensar.
14 Pode ser um susto: como espiar de um berçário
confortável para um corredor com mil possibilidades. Cada por ta,
15 uma escolha. Muitas vão se abrir para um nada ou
para algum absurdo. Outras, para um jardim de promessas. Alguma, para
16 a noite além da cerca. Hora de tirar os
disfarces, aposentar as máscaras e reavaliar: reavaliar-se .
17 Pensar pede audácia, pois refletir é
transgredir a ordem do superficial que nos pressiona tanto.
18 Somos demasiado frívolos : buscamos o
atordoamento das mil distrações, corremos de um lado a outro achando que
19 somos grandes cumpridores de tarefas . Quando o
primeiro dever seria de vez em quando parar e analisar: quem a gente é, o
20 que fazemos com a nossa vida, o tempo, os
amores. E com as obrigações também, é claro, pois não temos sempre cinco
21 anos de idade, quando a prioridade é dormir
abraçado no urso de pelúcia e prosseguir, no sono, o sonho que final nessa
22 idade ainda é a vida .
23 Mas pensar não é apenas a ameaça ·de enfrentar a
alma no espelho: é sair para as varandas de si mesmo e olhar em
24 torno, e quem sabe finalmente
respirar.
25 Compreender: somos inquilinos de algo bem maior
do que o nosso pequeno segredo individual. É o poderoso ciclo
26 da existência. Nele todos os desastres e toda a
beleza têm significado como fases de um processo.
27 Se nos escondermos num canto escuro abafando
nossos questionamentos, não escutaremos o rumor do vento nas
28 árvores do mundo. Nem compreenderemos que o
prato das inevitáveis perdas pode pesar menos do que o dos possíveis
29 ganhos.
30 Os ganhos ou os danos dependem da perspectiva e
possiblidades de quem vai tecendo a sua história. O mundo em
31 si não tem sentido sem o nosso olhar que lhe
atribui identidade, sem o nosso pensamento que lhe confere alguma ordem.
32 Viver, como talvez morrer, é recriar-se: a vida
não está aí apenas para ser suportada nem vivida, mas elaborada.
( Texto adaptado. Disponível em ttps://pensador.uol.com.br/frase/MjgzMzA0Acesso
em 23/02/2017
1. ESA 2017
Em “Mas
compreendi, num lampejo.” (Linha 3), a palavra em destaque tem o sentido
de:
a)
cegueira.
b) noite.
c)
abadejo.
d) clarão
repentino e breve.
e) escuro
breve.
2. ESA 2017
Assinale
a alternativa que contém um advérbio de tempo.
a)
“...apresenta surpreendentemente taxas de captação de órgãos em crescimento inferiores
à observada nos Estados brasileiros líderes.”
b)
“Atualmente, transplantes de órgãos e tecidos são rotineiros...”
c) “Dessa
forma, especialmente no dia dedicado à causa das doações...”
d) “...as
políticas de saúde devem contemplar enfaticamente as doações...”
e)
“...transplantes de órgãos e tecidos são rotineiros em todos os países
minimamente desenvolvidos.”
3. ESA 2017
O título
“Pensar é transgredir” pode ser interpretado como:
a) É só
enfrentar a vida.
b) Viver
pensamento é morrer um pouco a cada dia.
c) A par tir
de nossas ideias, podemos ultrapassar os limites e nos realizar.
d) Não
obedecer à regra de convivência social.
e) É
muito difícil viver
4. ESA 2017
Considere
a frase: “Eduardo Ramos andava, após uma discussão, melancólico, já que
não encontrava sua esposa em casa.” Os verbos em destaque são classificados
respectivamente:
a) De ligação
– Intransitivo.
b)
Transitivo Direto – De ligação.
c)
Intransitivo – Transitivo indireto.
d) De
ligação – Transitivo direto.
e)
Intransitivo – Transitivo direto.
5. ESA 2017
O termo
grifado tem valor de possessivo na alternativa:
a) Não
permitirei que nada me impeça de ser feliz.
b)
Comprei-lhes um brinquedo pedagógico muito interessante.
c)
Furtaram-lhes as carteiras e os passaportes.
d) Os
amigos se entreolharam e nada disseram.
e)
Cortei-me com o papel da prova.
6. ESA 2017
Assinale
a alternativa que está correta quanto à flexão verbal.
a) Se os
chefes virem o projeto, eles aceitarão a minha ideia.
b) Se meu
chefe intervisse, talvez eu recebesse aumento salarial.
c) Quando
você vir para a empresa, traga o projeto.
d) Quando
ele rever o contrato, estaremos mais seguros.
e) Meu
chefe interviu por mim junto à diretoria.
7. ESA 2017
Marque a
alternativa em que há uma relação de causa e consequência entre as orações.
a) A
criança era tão determinada como seus pais o foram em seus tempos de escola.
b) Haverá
vacinação no próximo mês como foi anunciado pelo Ministério da Saúde.
c) Como
motorista conseguiu sobreviver àquele grave acidente?
d) Não só
faltou a muitas aulas, como deixou de fazer as provas na data prevista.
e) Como
estava dispensado pelo médico, permaneceu o resto do dia em casa.
8. ESA 2017
Em: “...
milhares de indivíduos voltam a ver o mundo graças às córneas doadas.”, que
tipo de sujeito se manifesta?
a)
sujeito simples
b)
Sujeito composto
c)
Sujeito inexistente
d) Sujeito
indeterminado
e)
Sujeito oculto
9. ESA 2017
Em “ Você
que ama velocidade, agora pode chegar ao finalmente”, a palavra sublinhada foi formada por:
a)
derivação prefixal e sufixal
b)
derivação imprópria
c)
derivação regressiva
d)
derivação prefixal
e)
composição por justaposição
10. ESA 2017
Destaque
a alternativa em que as regras de acentuação foram empregadas adequadamente.
a) Coroo,
jibóia, plateia
b)
Assembléia, cauíla, feiúra
c)
Heróico, ideia, bocaiúva
d)
Baiúca, Boiuna, Perdoo
e)
Abençoo, Heroico, fiés
11. ESA 2017
O
Arcadismo brasileiro originou-se e teve maior expressão em (no):
a) Ceará
b) Rio de
Janeiro
c) Mato
Grosso do Sul
d) São
Paulo
e) Minas
Gerais
12. ESA 2017
Em
“Fiz-lhe sinal que se calasse”. A palavra “que” é:
a)
partícula expletiva
b)
pronome
c)
conjunção
d)
advérbio
e)
preposição
Gabarito:
01. D
02. B
03. C
04. D
05. C
06. A
07. E
08. A
09. B
10. E
11. E
12. C
Nenhum comentário:
Postar um comentário