quarta-feira, 10 de junho de 2020

O gênero textual entrevista


 O gênero textual entrevista

entrevista  é um  gênero textual  que tem a  função de informar  e é veiculada  pelos meios de comunicação como  jornais, revistas, internet, televisão e rádio.





Há vários tipos de entrevistas: a entrevista jornalística, entrevista de emprego, entrevista psicológica, a entrevista social...
Elas podem fazer parte de outros textos jornalísticos, como  por exemplo, a notícia e a reportagem.
É  um texto marcado pela oralidade produzido pela conversa ou interação  entre duas pessoas, ou seja, o entrevistador, responsável por fazer perguntas, e o entrevistado (ou entrevistados), que é quem responde às perguntas.

A entrevista possui uma função social  importante. Ela é essencial para a difusão do conhecimento, a formação de opinião e posicionamento crítico da sociedade,  pois  propõe um debate sobre determinado tema.
O discurso direto é sua principal característica. Dessa forma,  as palavras proferidas pelo entrevistado e o entrevistador são transcritas de maneira exata e, por isso,  pode haver muitas marcas de oralidade, assim  como observações (geralmente aparecem  entre parênteses) que descrevem as ações de todos, por exemplo, os risos.

Características da Entrevista

Textos informativos e/ou opinativos
A entrevista tem como finalidades informar e opinar.

Presença do entrevistador e do entrevistado
A principal característica da entrevista é a presença de um entrevistador e de um entrevistado ou entrevistados.

Linguagem dialógica e oral
Nas entrevistas ocorre o diálogo, ou seja, uma conversa entre o entrevistador e o entrevistado. Dessa forma, as perguntas e as respostas são feitas oralmente, por isso, as marcas da oralidade estão presentes.

Marca do discurso direto e da subjetividade
Como a entrevista é baseada em um diálogo, ocorre o discurso direto, já que as falas são reproduzidas com precisão quando transcritas. A subjetividade também está presente pois é permitido emitir opiniões.

Mescla da linguagem formal e informal
Nas  entrevistas as linguagens formal e informal se misturam.
A formalidade é necessária pois a situação da entrevista é formal, e em muitas vezes, entrevistador e entrevistado não se conhecem.
A informalidade, no entanto, está presente em alguns momentos da fala, já que podem ocorrem risos ou o uso de gírias, por exemplo.

As fases da entrevista

 

Escolha do Tema

A entrevista pode ser um texto utilizado  para dar complementar  um outro trabalho  ou  para conhecer melhor o trabalho ou carreira de outra pessoa.

Elaboração do Roteiro

Após a  escolha do tema e do entrevistado, é  importante a elaboração de um roteiro  para que  o entrevistador  tenha em mãos uma orientação.
O entrevistador deve pesquisar sobre o tema e sobre o entrevistado,  pois podem surgir outras perguntas no decorrer da entrevista a partir das respostas dadas pelo entrevistado.
O roteiro deverá ter um objetivo claro e deve ser  apresentado em formas de perguntas diretas para que  não fique muito longo. Mesmo assim, o entrevistador pode ter outras perguntas em mente, caso  seja necessário.

Título

A entrevista deve ter um título.  Ele mostrará melhor o objetivo delimitando o tema proposto, assim como despertará o interesse do leitor.
Por exemplo:
Entrevista com Robert Downey Jr: curiosidades sobre seu novo filme.
O ideal é que seja feita uma introdução (que pode ser curta), para que o  leitor saiba o que será discutido e quem será entrevistado.


Revisão

A parte final também  é muito  importante. Esse é o momento para conferir se o texto está coeso e coerente.
Em caso de entrevistas que serão apresentadas   para um público leitor, será necessário utilizar uma câmera ou gravador e depois fazer a transcrição das falas de ambos.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário