1. EsPCEx 2019
Influenciados pelo poeta latino Horácio, os poetas
árcades costumam reaproveitar dois temas da tradição clássica: o fugere urbem e
o aurea mediocritas. Assinale o trecho de Cláudio Manuel da Costa que apresenta
essas características:
a) “Como, ó Céus, para os ver terei constância, / Se cada
flor me lembra a formosura / Da bela causadora de minha ânsia?”
b) “Se o bem desta choupana pode tanto, / Que chega a ter
mais preço, e mais valia, / Que da cidade o lisonjeiro encanto;”
c) “Enfim serás cantada, Vila Rica, / Teu nome alegre
notícia, e já clamava; / Viva o senado! viva! repetia / Itamonte, que ao longe
o eco ouvia.”
d) “Já rompe, Nise, a matutina aurora / O negro manto,
com que a noite escura, / Sufocando do Sol a face pura, / Tinha escondido a
chama brilhadora.”
e) “Destes penhascos fez a natureza / O berço, em que
nasci: oh quem cuidara, / Que entre penhas tão duras se criara / Uma alma
terna, um peito sem dureza.”
2. EsPCEx 2019
Em relação ao Classicismo, que se desenvolveu durante o
século XVI, marque a alternativa correta.
a) Esse movimento literário possibilita a expressão da
condição individual, da riqueza interior do ser humano que se defronta com sua
inadequação à realidade.
b) A poesia dessa
época adota convenções do bucolismo como expressão de um sentimento de valorização
do ser humano.
c) Os poetas
pertencentes a esse período literário perseguiam uma expressão equilibrada,
sóbria, capaz de transmitir o domínio que a razão exercia sobre a emoção
individual, colocando o homem como centro de todas as coisas.
d) Os autores
dessa estética literária procuraram retratar a vida como é e não como deveria
ou poderia ser. Perseguem a precisão nas descrições, principalmente pela harmonização
de detalhes que, somados, reforçam a impressão de realidade.
e) A poesia desse período passa a ser considerada um
esforço de captação e fixação das sutis sensações produzidas pela investigação
do mundo interior de cada um e de suas relações com o mundo exterior.
3. EsPCEx 2019
“Além, muito além daquela serra, que ainda azula no
horizonte, nasceu Iracema.
Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos
mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira.
O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a
baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.
Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o
sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação
tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que
vestia a terra com as primeiras águas.”
Marque a alternativa que aponta a característica do
Romantismo presente no fragmento do Romance “Iracema”, de José de Alencar.
a) Idealização da personagem mediante a associação entre
aspectos humanos e elementos da natureza.
b) Valorização do regionalismo por meio do registro de
palavras e expressões típicas do vocabulário regional.
c) Enaltecimento do indígena com o emprego do locus
amoenus exigível em cenas da natureza das narrativas clássicas.
d) Empoderamento
de minorias marginalizadas por meio da escolha de uma mulher morena e indígena para
o protagonismo da narrativa.
e) Reflexão crítica sobre a formação do povo brasileiro
mediante a identificação de uma mulher como verdadeira representante de nossas
origens indígenas.
4. EsPCEx 2019
Leia as estrofes a
seguir e responda o que se pede.
Quando Ismália enlouqueceu
Pôs-se na torre a sonhar…
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.
(...)
As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par…
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar…
Quanto às estrofes apresentadas é correto afirmar que
a) as antíteses
articulam-se em torno de desejos contraditórios e dividem-se entre a realidade espiritual
e concreta, atingindo o desejo simbolista de transcendência espiritual.
b) o pessimismo constitui-se em torno do desejo de
morrer, característica da segunda geração romântica, marcada pelo “mal do
século”.
c) se registra a
dicotomia do homem do século XVII, crise espiritual (teocentrismo) e paganismo (antropocentrismo),
característica barroca.
d) há um resgate
do racionalismo e do equilíbrio do Classicismo como forma de combater a
influência do Barroco, por isso a presença de opostos: lua no céu, lua no mar,
alma e céu, corpo e mar.
e) há uma
preocupação formal, própria dos parnasianos que resgatam a poesia clássica,
cultivando, por exemplo, o soneto, forma fixa da estrutura desta poesia.
5.
EsPCEx 2018
Os parnasianos acreditavam que, apoiando-se nos modelos
clássicos, estariam combatendo os exageros de emoção e fantasia do Romantismo
e, ao mesmo tempo, garantindo o equilíbrio que almejavam. Propunham uma poesia
objetiva, de elevado nível vocabular, racionalista, bem-acabada do ponto de
vista formal e voltada para temas universais. Esse racionalismo, que enfrentava
os “exageros de emoção” e fixava-se no formalismo, fica bem claro na seguinte
estrofe parnasiana de Olavo Bilac:
a) E eu vos direi:
“Amai para entendê-las!/Pois só quem ama pode ter ouvido/Capaz de ouvir e de entender
estrelas.”
b) Não me basta saber que sou amado,/Nem só desejo o teu
amor: desejo/Ter nos braços teu corpo delicado,/Ter na boca a doçura de teu
beijo.
c) Pois sabei que é por isso que assim ando:/Que é dos
loucos somente e dos amantes/Na maior alegria andar chorando.
d) Mas que na forma se disfarce o emprego/Do esforço; e a
trama viva se construa/De tal modo, que a imagem fique nua,/Rica, mas sóbria,
como um templo grego.
e) Esta melancolia sem remédio,/Saudade sem razão, louca
esperança/Ardendo em choros e findando em tédio.
6. EsPCEx 2018
“Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e
poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem
capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me
fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá ideia daquela feição
nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava
para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Para não
ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços,
aos cabelos espalhados pelos ombros; mas tão depressa buscava as pupilas, a
onda que saía delas vinha crescendo, cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me e tragar-me.”
ASSIS. Machado de. Dom Casmurro. São Paulo: Ática,1999.
p.55 (fragmento)
Com Dom Casmurro, obra publicada em 1899, depois de
Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) e de Quincas Borba (1891), Machado de
Assis deixa marcas indeléveis de que a Literatura Brasileira vivia um novo
período literário, bem diferente do Romantismo. Nessas obras, nota-se uma forma
diferente de sentir e de ver a realidade, menos idealizada, mais verdadeira e
crítica: uma perspectiva realista. O trecho apresentado acima representa essa
perspectiva porque o narrador
a) exagera nas imagens poéticas traduzidas por “fluido
misterioso”, “praia”, “cabelos espalhados pelos ombros” em uma realização
imagética da mulher que o tragava como fazem as ondas de um mar em ressaca.
b) deixa-se levar
pelas ondas que saíam das pupilas de Capitu em um fluido, misterioso e
enérgico, que o arrasta depressa como uma vaga que se retira da praia em dias
de ressaca, não adiantando agarrar-se nem aos braços nem aos cabelos da moça.
c) retira-se da praia como as vagas em dias de ressaca
por não ser capaz de dizer a Capitu o que está sentindo ao olhá-la nos olhos
sem quebrar a dignidade mínima daquele momento em que duas pessoas apaixonam-se.
d) solicita à
“retórica dos namorados” uma comparação que seja, ao mesmo tempo, exata e
poética capaz de descrever os olhos de Capitu, revelando a dificuldade de
apresentar uma verdade que não estrague a idealização romântica.
e) ridiculariza a retórica dos românticos ao afirmar que
os olhos de Capitu pareciam com uma ressaca do mar e, por isso, não seria capaz
de descrevê-los de maneira poética, traduzindo, assim, o realismo literário de
sua época.
7. EsPCEx 2018
Leia o trecho abaixo, retirado de I-Juca Pirama, obra de Gonçalves
Dias.
Da tribo pujante,
Que agora anda errante
Por fado inconstante,
Guerreiros, nasci:
Sou bravo, sou forte,
sou filho do norte,
Meu canto de morte,
Guerreiros,
ouvi.
Trata-se de
um:
a) poema
lírico
b) poema
épico
c) cantiga de
amigo
d) novela de cavalaria
e) auto de
fundo religioso
8. EsPCEx 2018
Leia as afirmações abaixo sobre Carlos Drummond de
Andrade:
I- Preferiu não participar da Semana de Arte Moderna, mas
enviou seu famoso poema “Os Sapos”, que, lido por Ronald de Carvalho, tumultuou
o Teatro Municipal.
II – Sua fase “gauche” caracterizou-se pelo pessimismo,
pelo individualismo, pelo isolamento e pela reflexão existencial. A obra mais
importante foi o “Poema de Sete Faces”.
III- Na fase social, o eu lírico manifesta interesse pelo
seu tempo e pelos problemas cotidianos, buscando a solidariedade diante das
frustrações e das esperanças humanas.
IV- A última fase foi marcada pela poesia intimista, de
orientação simbolista, prezando o espiritualismo e orientalismo e a
musicalidade, traços que podem ser notados no poema “O motivo da Rosa”.
Estão
corretas as afirmações:
a) I, II e III
b) II, III e IV
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV.
9. EsPCEx 2017
O projeto desse movimento literário baseava-se na crença
de que a função essencial da arte era produzir o belo, e o lema escolhido para
traduzir essa ideia foi “a arte pela arte”. É possível observar, nesse
contexto, características como a preocupação com a técnica (metro, ritmo e rima)
e o resgate de temas da Antiguidade clássica (referências à mitologia e a
personagens históricas). Essa escola literária é conhecida como
a) Neoclassicismo.
b) Arcadismo.
c) Classicismo.
d) Expressionismo.
e) Parnasianismo.
10. EsPCEx 2017
“Se gostas de afetação e pompa de palavras e do estilo
que chamam culto, não me leias.
Quando esse estilo florescia, nasceram as primeiras
verduras do meu; mas valeu-me tanto sempre a clareza, que só porque me
entendiam comecei a ser ouvido. (…) Esse desventurado estilo que hoje se usa,
os que querem honrar chamam-lhe culto, os que o condenam chamam-lhe escuro, mas
ainda lhe fazem muita honra. O estilo culto não é escuro, é negro (…) e muito
cerrado. É possível que somos portugueses e havemos de ouvir um pregador em
português e não havemos de entender o que diz?!”
Padre Antônio Vieira, nesse trecho, faz uma crítica ao
estilo barroco conhecido como
a) conceptismo,
por ser marcado pelo jogo de ideias, de conceitos, seguindo um raciocínio
lógico.
b) quevedismo, por
utilizar-se de uma retórica aprimorada, a exemplo de seu principal cultor:
Quevedo.
c) antropocentrismo, caracterizado por mostrar o
homem, culto e inteligente, como centro do universo.
d) gongorismo, ao
caracterizar-se por uma linguagem rebuscada, culta e extravagante.
e) teocentrismo,
caracterizado por padres escritores que dominaram a literatura seiscentista.
11. EsPCEx 2017
Sobre o Romantismo no Brasil, marque a afirmação correta.
a) A arte
romântica pôs fim a uma tradição clássica de três séculos e dá início a uma
nova etapa na literatura, voltada aos assuntos contemporâneos – efervescência
social e política, esperança e paixão, luta e revolução – e ao cotidiano do
homem burguês.
b) O lema da
bandeira brasileira “Ordem e Progresso” é nitidamente marcado pelos ideais
românticos:parte da suposição de que é necessário ordem social para que haja o
progresso da sociedade.
c) O romantismo era um movimento antimaterialista e
antirracionalista, que usava símbolos, imagens, metáforas e sinestesias com a
finalidade de exprimir o mundo interior, intuitivo e antilógico.
d) O movimento
inspirou-se em uma lendária região da Grécia Antiga, dominada pelo deus Pan e habitada
por pastores, que viviam de modo simples e espontâneo e se divertiam cantando,
fazendo disputas poéticas e celebrando o amor e o prazer.
e) O estilo
romântico registra o espírito contraditório de uma época que se divide entre as
influências do Renascimento – o materialismo, o paganismo e o sensualismo – e
da onda de religiosidade trazida sobretudo pela Contrarreforma.
Gabarito:
1.B
2.C
3.A
4.A
5.D
6.D
7. B
8. C
9. E
10. D
11. A
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