sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

As conjunções


As conjunções atuam como elemento de ligação entre duas orações ou termos semelhantes dentro da mesma oração. Dessa forma, são estabelecidas as relações de coordenação e subordinação. 



Classificação das conjunções 

As conjunções são classificadas como coordenativas ou subordinativas, de acordo com a relação que estabelecem. 

Conjunções coordenativas aditivas: 

São aquelas que apresentam sentido de adição 


Eu vou para Petrópolis E minha irmã irá comigo. 

Vou à praia E almoçarei no shopping. 

NEM 

Não vou ao cinema NEM ficarei em casa. 

Não comprarei doces NEM farei um bolo. 

 TAMBÉM 

Gosto de legumes, mas TAMBÉM de verduras. 

Gosto de viajar, mas TAMBÉM de ficar em casa. 

BEM COMO 

Gosto de piscina, BEM COMO de praia. 

Faço caminhadas, BEM COMO, corridas. 

NÃO SÓ, MAS TAMBÉM 

Ela NÃO SÓ dirigiu a pesquisa MAS TAMBÉM escreveu o relatório. 

Pedro NÃO SÓ conseguiu a aprovação, MAS TAMBÉM ficou em primeiro lugar no concurso. 



Conjunções coordenativas adversativas 

São aquelas que transmitem a idéia de oposição. 

MAS 

Tentei chegar mais cedo, MAS não consegui. 

Fui ao cinema, MAS  não entrei. 

PORÉM 

Quero dormir, PORÉM, estou sem sono. 

Deixei a porta fechada, PORÉM, a encontrei aberta. 

CONTUDO 

Preparei uma refeição maravilhosa, CONTUDO não almocei. 

Terminei os relatórios, CONTUDO ainda tenho outras tarefas a fazer. 

TODAVIA 

Não fomos campeões, TODAVIA mostramos o melhor futebol. 

Fomos à casa da minha tia, TODAVIA não a encontramos. 

ENTRETANTO 

Ganhei um presente, ENTRETANTO não gostei. 

Fui ao Rio de Janeiro, ENTRETANTO não estive nas praias. 

NO ENTANTO 

Comprei um bolo, NO ENTANTO,não comi. 

Convidei meu amigo, NO ENTANTO, ele não veio. 


Conjunções coordenativas alternativas: 

São aquelas que transmitem idéia de alternância. 

OU 

Leia o livro OU guarde na estante. 

Brinque com sua boneca OU empreste para a sua irmã. 

OU...OU 

OU você vem conosco OU você não vai chegar a tempo. 

OU termino o artigo OU deixo para depois. 

ORA...ORA 

ORA chove, ORA faz sol. 

ORA quero sair, ORA quero ficar em casa. 

JÁ...JÁ 

JÁ brinca no quintal,JÁ sobe na árvore. 

QUER...QUER 

QUER chova, QUER faça sol, faremos um churrasco. 

QUER você queira, QUER não, terminarei o meu trabalho. 

SEJA...SEJA 

SEJA homem, SEJA mulher, todos participarão. 

SEJA criança, SEJA adulto, todos estão convidados. 


Conjunções coordenativas conclusivas 

São aquelas que transmitem a idéia de conclusão. 

LOGO 

Possui um com currículo, logo conseguirá um bom emprego. 

A substância é toxica, LOGO deve ser manuseada cautelosamente. 

POIS 

Lucas concluiu a sua tese, deverá, pois, receber a aprovação. 

Nossa situação é delicada; devemos, POIS, agir cuidadosamente 

PORTANTO 

Chove bastante, PORTANTO a colheita está garantida. 

Não tenho pressa, PORTANTO posso sair com calma. 

ASSIM 

Eu e minha família vamos mudar de cidade, ASSIM, terei de sair do colégio. 

Não tenho compromissos à tarde, ASSIM, poderei encontrá-lo. 

POR ISSO 

Eu já terminei de jantar, POR ISSO, vou comer a sobremesa. 

Estarei de férias em janeiro, POR ISSO, posso ir para a fazenda. 

POR CONSEQUÊNCIA 

Trabalharei até mais tarde, POR CONSEQÜÊNCIA, terei que adiar o nosso compromisso. 

Você não terminou a tarefa, POR CONSEQUÊNCIA, ficará sem assistir televisão. 

POR CONSEGUINTE 

Deixe seu quarto arrumado, POR CONSEGUINTE,você terá tempo para assistir TV. 


Conjunções coordenativas explicativas 

QUE 

Venha comigo, QUE eu te dou uma carona. 

Brinque no quintal, QUE o dia está lindo. 

PORQUE 

Não comi, PORQUE não estava com fome. 

Cheguei atrasado PORQUE saí tarde de casa. 

POIS 

Dormi, POIS estava cansado. 

Saí, POIS precisava fazer compras. 

ISTO É 

A exposição será aberta, isto é, contará com a participação de todos. 


CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS 

São aquelas que estabelecem uma relação de subordinação, ou seja, ligam orações que não apresentam sentido completo. 

Conjunções subordinativas integrantes 

São aquelas que introduzem orações que atuam como sujeito, objeto direto, objeto indireto e predicativo e que completam o sentido da oração principal. 

QUE 

Espero QUE minha encomenda chegue rápido. 

Entenda QUE a culpa não é minha. 

SE 

Não sei SE devo voltar a nadar. 

Estude SE você quiser passar. 


Conjunções subordinativas adverbiais causais 

São aquelas que introduzem uma oração que apresenta a causa do acontecimento da oração principal: 

PORQUE 

Ela saiu cedo PORQUE não queria chegar atrasada. 

Ligou para a prima PORQUE estava com saudade. 

QUE 

Não se preocupe QUE não vale a pena. 

PORQUANTO 

As crianças passam muito tempo assistindo desenhos porquanto não têm outras atividades. 

VISTO QUE 

Atendeu o telefone, VISTO QUE seu filho ligou. 

Saiu da sala, VISTO QUE a reunião já havia terminado. 

UMA VEZ QUE 

Convide sua irmã, UMA VEZ QUE jantaremos todos juntos. 

JÁ QUE 

Leve seu casaco JÁ QUE está frio. 

Venha jantar comigo JÁ QUE você não está trabalhando. 

COMO 

COMO não tive tempo, não terminei o trabalho. 

COMO você está aqui, podemos conversar. 


Conjunções subordinativas adverbiais consecutivas 

São aquelas que introduzem uma oração que apresenta a consequência do acontecimento da oração principal: 

QUE 

É feio QUE dói. 

TANTO QUE 

Estudei muito, TANTO QUE fui aprovado. 

TÃO QUE 

Estava TÃO cansada QUE tentou desistir. 

Cheguei TÃO cedo QUE não havia ninguém. 

TAL QUE 

Ele falou com uma confiança TAL QUE todos acreditaram nela. 

TAMANHO QUE 

TAMANHO foi a decepção QUE abandonou os amigos. 

TAMANHO foi o susto QUE ficou sem palavras. 

DE FORMA QUE 

Estudei tanto DE FORMA QUE me sentia segura. 

Estou tão confiante DE FORMA QUE ninguém me fará mudar de planos. 

DE MODO QUE 

Estava determinada DE MODO QUE ninguém me faria desistir. 

Beth estava preparada, DE MODO QUE sua aprovação era certa. 

DE TAL FORMA QUE 

Estava treinada DE TAL FORMA QUE a vitória seria a única opção. 

O evento foi divulgado DE TAL FORMA que faria muito sucesso. 


Conjunções subordinativas adverbiais finais 

São aquelas que introduzem uma oração que apresenta o fim ou finalidade do acontecimento da oração principal: 

A FIM DE QUE 

Comprei presentes A FIM DE QUE as crianças fiquem felizes. 

Farei a decoração A FIM DE QUE a casa fique bonita. 

PARA QUE 

Organizei meus livros PARA QUE tudo ficasse limpo. 

Reunirei as crianças PARA QUE todas possam brincar. 


Conjunções subordinativas adverbiais temporais 

São aquelas que introduzem uma oração que apresenta uma circunstância de tempo ao acontecimento da oração principal: 

QUANDO 

Eu estava descansando QUANDO você chegou. 

O cachorro estava brincando QUANDO começou a chover. 

ENQUANTO 

ENQUANTO você estava na escola, preparei uma surpresa. 

ENQUANTO José não chegava, Mariana organizava a festa. 

AGORA QUE 

Entregue seu material, AGORA QUE você já terminou sua tarefa. 

Reúna seus amigos, AGORA QUE você está de férias. 

LOGO QUE 

LOGO QUE eu cheguei, encontrei meu amigo. 

LOGO QUE a encontrei, começamos a conversar. 

DESDE QUE 

DESDE QUE nos conhecemos, me tornei uma pessoa mais alegre. 

DESDE QUE começamos o curso, aprendemos muito. 

ASSIM QUE 

ASSIM QUE cheguei, encontrei meu irmão. 

ASSIM QUE você sair, feche a porta. 


Conjunções subordinativas adverbiais condicionais 

São aquelas que introduzem uma oração que apresenta uma condição para a realização ou não do acontecimento da oração principal: 

SE 

SE você sair mais cedo, ligue para mim. 

SE você puder, podemos ir a um restaurante. 

CASO 

CASO você mude de idéia, ligue para a sua tia. 

CASO tenha dúvidas, ligue para mim. 

DESDE 

Iremos à praia, DESDE QUE faça sol. 

Faremos um churrasco, DESDE QUE todos venham. 

SALVO SE 

Não haverá festa,SALVO SE todos quiserem ajudar. 

DESDE QUE 

Farei um bolo, DESDE QUE você se comporte. 

Irei com você, DESDE QUE me espere. 

EXCETO SE 

Você será descontado, exceto se apresentar uma justificativa. 


Conjunções subordinativas adverbiais concessivas 

São aquelas que introduzem uma oração que apresenta uma ideia de contraste e contradição do acontecimento da oração principal: 

EMBORA 

EMBORA esteja cansada, sairei com vocês. 

EMBORA não concorde com os termos, assinarei o contrato. 

CONQUANTO 

CONQUANTO seja simples, é um homem milionário. 

AINDA QUE 

AINDA QUE você insista, não mudarei de idéia. 

AINDA QUE haja imprevistos, a reunião ocorrerá na hora marcada. 

MESMO QUE 

Vamos viajar MESMO QUE esteja chovendo. 

Ficarei até mais tarde, MESMO QUE esteja cansado. 

POSTO QUE 

Meu carro continua limpo, POSTO QUE estava chovendo. 


Conjunções subordinativas adverbiais comparativas 

São aquelas que introduzem uma oração que apresenta uma comparação com o acontecimento da oração principal: 

COMO 

Já não quero ser médico, COMO já não quero ser advogado. 

Júlia é estudiosa, COMO sua mãe sempre foi. 

ASSIM COMO 

Ela é alta, ASSIM COMO o pai. 

Cecília é inteligente, ASSIM COMO a mãe. 

TAL 

Manuela é inteligente TAL sua irmã. 

QUAL 

Os cães, TAL QUAL os homens, podem participar das competições. 

TANTO COMO 

Destacou-se TANTO COMO um verdadeiro campeão. 

Conjunções subordinativas adverbiais conformativas 

São aquelas que introduzem uma oração que apresenta uma ideia de conformidade em relação ao acontecimento da oração principal: 

CONFORME 

Tia Joana não prepara as receitas CONFORME minha mãe ensinou. 

COMO 

Tudo saiu COMO o planejado. 

Faça seu planejamento COMO eu ensinei. 

SEGUNDO 

Os objetivos foram alcançados SEGUNDO foram estabelecidos. 

O plano foi executado SEGUNDO as diretrizes da empresa. 


Conjunções subordinativas adverbiais proporcionais 

São aquelas que introduzem uma oração que apresenta uma ideia de proporcionalidade com o acontecimento da oração principal. 

À PROPORÇÃO QUE 

À PROPORÇÃO QUE o tempo passa, as pessoas se tornam mais confiantes. 

À MEDIDA QUE 

À MEDIDA que ela crescia, ficava mais inteligente. 

À MEDIDA que pratico, mais confiante eu me torno. 

AO PASSO QUE 

AO PASSO que todos se conhecem melhor, a equipe se fortalece. 

QUANTO MAIS...MAIS 

QUANTO MAIS estudo, MAIS aprendo. 


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