A compreensão e a interpretação de texto são essenciais para a resolução de provas, tanto na disciplina da língua portuguesa quanto nas demais disciplinas.
Afinal, não há como solucionar uma questão sem saber exatamente o que está sendo pedido por ela.
Essa habilidade tem sido cada vez mais cobrada nos vestibulares e nos concursos e requer o máximo de atenção dos candidatos.
Vamos então explicar as principais diferenças entre o que é compreender e o que é interpretar um texto.
Compreensão do texto
A compreensão é uma análise objetiva do texto, tendo como objetivo decodificá-lo e retirar dele as informações que estão claramente presentes em seu conteúdo.
É basicamente uma coleta de dados concretos.
Para compreender um texto, é importante que o leitor já possua algum conhecimento prévio sobre o assunto abordado.
Dessa forma, as informações ali contidas serão facilmente analisadas e compreendidas.
Algumas expressões são comumente usadas nas questões de compreensão de texto:
· O autor afirma que...
· Segundo o texto...
· O autor/narrador diz que...
· No texto...
· O texto informa que...
· De acordo com o texto...
· De acordo com o autor...
Interpretação do texto
A análise na interpretação do texto é subjetiva, sendo assim, é possível estabelecer conexões sobre o que está escrito e a realidade.
É possível tirar uma conclusão a partir dos pontos mais relevantes, possibilitando dessa forma, uma interpretação mais abrangente das ideias que foram expostas.
As expressões mais usadas nas questões de interpretação de texto são:
· Conclui-se do texto que...
· Podemos concluir que...
· O texto permite deduzir que...
· Infere-se do texto que...
· O texto encaminha o leitor para...
· Qual a intenção do autor ao afirmar que...
Embora pareça bastante complicado,algumas dicas podem ajudar na resolução de questões que envolvem a compreensão e a interpretação do texto:
· Ler o texto atentamente, sem pressa, e destacar os principais pontos;
· Reler o texto para analisar as ideias com maior clareza;
· Sublinhar as ideias mais importantes apresentadas no texto;
· Diferenciar fatos de opiniões;
· Se necessário, recorra a um dicionário para entender o significado das palavras;
· Dividir o texto em parágrafos ou partes de acordo com os aspectos ou assuntos abordados;
· Quando duas alternativas parecerem corretas, opte pela resposta mais completa. Algumas bancas elaboram suas questões apresentando alternativas incompletas com o objetivo de confundir os candidatos, portanto, fique atento!
· Tenha atenção ao que se pede. O comando da questão estabelece se a banca está solicitando a interpretação ou a compreensão do texto.
· Pratique. Faça o máximo de exercícios para estar bem preparado para a prova.
· Amplie seu vocabulário resolvendo questões de palavras cruzadas ou mantendo o hábito da leitura.
Erros mais comuns na interpretação de texto:
Extrapolação
Ocorre quando se sai do contexto original, acrescentando ideias que estão muito além do texto;
Redução
Ocorre de forma inversa à extrapolação. É a atenção dada a apenas alguns aspectos do texto, desconsiderando outros que também são essenciais para a resolução das questões;
Contradição
É bastante comum um texto apresentar ideias opostas que levam o candidato a tirar conclusões erradas;
Paráfrase incorreta
Muitas bancas atualmente têm utilizado a técnica de recriar uma parte do texto utilizando palavras para elaborar uma outra frase que apresenta sentido totalmente diferente, induzindo assim, o candidato ao erro.
Questões:
1. ENEM 2012
“Ele era o inimigo do rei”, nas palavras de seu biógrafo, Lira Neto. Ou, ainda, “um romancista que colecionava desafetos, azucrinava D. Pedro II e acabou inventando o Brasil”. Assim era José de Alencar (1829-1877), o conhecido autor de O guarani e Iracema, tido como o pai do romance no Brasil.
Além de criar clássicos da literatura brasileira com temas nativistas, indianistas e históricos, ele foi também folhetinista, diretor de jornal, autor de peças de teatro, advogado, deputado federal e até ministro da Justiça. Para ajudar na descoberta das múltiplas facetas desse personagem do século XIX, parte de seu acervo inédito será digitalizada.
História Viva, n.° 99, 2011.
Com base no texto, que trata do papel do escritor José de Alencar e da futura digitalização de sua obra, depreende-se que
a) a digitalização dos textos é importante para que os leitores possam compreender seus romances.
b) o conhecido autor de O guarani e Iracema foi importante porque deixou uma vasta obra literária com temática atemporal.
c) a divulgação das obras de José de Alencar, por meio da digitalização, demonstra sua importância para a história do Brasil Imperial.
d) a digitalização dos textos de José de Alencar terá importante papel na preservação da memória linguística e da identidade nacional.
e) o grande romancista José de Alencar é importante porque se destacou por sua temática indianista.
2. ENEM 2014
MANDIOCA - mais um presente da Amazônia
Aipim, castelinha, macaxeira, maniva, maniveira. As designações de Manihot utilíssima podem variar de região, no Brasil, mas uma delas deve ser levada em conta em todo o território nacional: pão-de-pobre - e por motivos óbvios.
Rica em fécula, a mandioca - uma planta rústica e nativa da Amazônia disseminada no mundo inteiro, especialmente pelos colonizadores portugueses - é a base de sustento de muitos brasileiros e o único alimento disponível para mais de 600 milhões de pessoas em vários pontos do planeta, e em particular em algumas regiões da África.
De acordo com o texto, há no Brasil uma variedade de nomes para a Manihot utilissima, nome científico da mandioca. Esse fenômeno revela que:
a) existem variedades regionais para nomear uma mesma espécie de planta.
b) mandioca é nome específico para a espécie existente na região amazônica.
c) “pão-de-pobre” é designação específica para a planta da região amazônica.
d) os nomes designam espécies diferentes da planta, conforme a região.
e) a planta é nomeada conforme as particularidades que apresenta.
3. ENEM 2018
O processo de leitura da informação vinda do companheiro e do adversário é fundamental nos esportes coletivos. O participante de modalidades com essas características deverá, a todo momento, ler e interpretar as informações gestuais de seu companheiro e adversário que, por outra via, também é portador de informações.
Estas deverão ser claras e legíveis para seu companheiro e totalmente obscuras para o adversário. Na interpretação praxiológica, seria aquele jogador que consegue ler as informações do adversário e posicionar-se da melhor forma possível, antecipando-se a seus adversários e ocupando os melhores espaços.
(RIBAS, J. F. M. Praxiologia motriz: construção de um novo olhar dos esportes e jogos na escola. Motriz, n. 2, 2005 - adaptado)
De acordo com a ideia de processamento de informação nas modalidades esportivas coletivas, para ser bem-sucedido em suas ações no jogo, o jogador deve:
a) identificar as informações produzidas por todos os jogadores, posicionando-se de forma fixa no espaço de jogo.
b) refletir sobre as informações fornecidas por todos os jogadores e executar os gestos técnicos com precisão no jogo.
c) analisar as informações dos adversários e, com base nelas, realizar individualmente suas ações, com o fim de tirar vantagem tática.
d) fornecer informações precisas para os adversários e interpretar as dos companheiros, para facilitar sua tomada de decisão.
e) interpretar informações de companheiros e adversários, agindo objetivamente com os primeiros e imprecisamente com os adversários.
4. ENEM 2018
Não há dúvidas de que, nos últimos tempos, em função da velocidade, do volume e da variedade da geração de informações, questões referentes à disseminação, ao armazenamento e ao acesso de dados têm se tornado complexas, de modo a desafiar homens e máquinas.
Por meio de sistemas financeiros, de transporte, de segurança e de comunicação interpessoal – representados pelos mais variados dispositivos, de cartões de crédito a trens, aviões, passaportes e telefones celulares –, circulam fluxos informacionais que carregam o DNA da vida cotidiana do indivíduo contemporâneo.
Para além do referido cenário informacional contemporâneo, percebe-se, nos contextos governamentais, um esforço – gerado por leis e decretos, ou mesmo por pressões democráticas – em disseminar informações de interesse público. No Brasil, está em vigor, desde maio de 2012, a Lei de Acesso à Informação n. 12.527. Em linhas gerais, a legislação regulamenta o direito à informação, já garantido na Constituição Federal, obrigando órgãos públicos a divulgarem os seus dados.
(SILVA JR., M. G. Vigiar, punir e viver. Minas faz Ciência, n. 58, 2014 - adaptado)
As Tecnologias de Informação e Comunicação propiciam à sociedade contemporânea o acesso à grande quantidade de dados públicos e privados. De acordo com o texto, essa nova realidade promove:
a) questionamento sobre a privacidade.
b) mecanismos de vigilância de pessoas.
c) disseminação de informações individuais.
d) interferência da legislação no uso dos dados.
e) transparência na relação entre governo e cidadãos.
5. ENEM 2009
No programa do balé Parade, apresentado em 18 de maio de 1917, foi empregada publicamente, pela primeira vez, a palavra surrealisme.
Pablo Picasso desenhou o cenário e a indumentária, cujo efeito foi tão surpreendente que se sobrepôs à coreografia. A música de Erik Satie era uma mistura de jazz, música popular e sons reais tais como tiros de pistola, combinados com as imagens do balé de Charlie Chaplin, caubóis e vilões, mágica chinesa e Ragtime.
Os tempos não eram propícios para receber a nova mensagem cênica demasiado provocativa devido ao repicar da máquina de escrever, aos zumbidos de sirene e dínamo e aos rumores de aeroplano
previstos por Cocteau para a partitura de Satie.
Já a ação coreográfica confirmava a tendência marcadamente teatral da gestualidade cênica, dada pela justaposição, colagem de ações isoladas seguindo um estímulo musical.
(SILVA, S. M. O surrealismo e a dança)
As manifestações corporais na história das artes da cena muitas vezes demonstram as condições cotidianas de um determinado grupo social, como se pode observar na descrição acima do balé Parade, o qual reflete;
a) a falta de diversidade cultural na sua proposta estética.
b) a alienação dos artistas em relação às tensões da Segunda Guerra Mundial.
c) uma disputa cênica entre as linguagens das artes visuais, do figurino e da música.
d) as inovações tecnológicas nas partes cênicas, musicais, coreográficas e de figurino.
e) uma narrativa com encadeamentos claramente lógicos e lineares.
Gabarito:
1. D
2. A
3. E
4. E
5. D
Afinal, não há como solucionar uma questão sem saber exatamente o que está sendo pedido por ela.
Essa habilidade tem sido cada vez mais cobrada nos vestibulares e nos concursos e requer o máximo de atenção dos candidatos.
Vamos então explicar as principais diferenças entre o que é compreender e o que é interpretar um texto.
Compreensão do texto
A compreensão é uma análise objetiva do texto, tendo como objetivo decodificá-lo e retirar dele as informações que estão claramente presentes em seu conteúdo.
É basicamente uma coleta de dados concretos.
Para compreender um texto, é importante que o leitor já possua algum conhecimento prévio sobre o assunto abordado.
Dessa forma, as informações ali contidas serão facilmente analisadas e compreendidas.
Algumas expressões são comumente usadas nas questões de compreensão de texto:
· O autor afirma que...
· Segundo o texto...
· O autor/narrador diz que...
· No texto...
· O texto informa que...
· De acordo com o texto...
· De acordo com o autor...
Interpretação do texto
A análise na interpretação do texto é subjetiva, sendo assim, é possível estabelecer conexões sobre o que está escrito e a realidade.
É possível tirar uma conclusão a partir dos pontos mais relevantes, possibilitando dessa forma, uma interpretação mais abrangente das ideias que foram expostas.
As expressões mais usadas nas questões de interpretação de texto são:
· Conclui-se do texto que...
· Podemos concluir que...
· O texto permite deduzir que...
· Infere-se do texto que...
· O texto encaminha o leitor para...
· Qual a intenção do autor ao afirmar que...
Embora pareça bastante complicado,algumas dicas podem ajudar na resolução de questões que envolvem a compreensão e a interpretação do texto:
· Ler o texto atentamente, sem pressa, e destacar os principais pontos;
· Reler o texto para analisar as ideias com maior clareza;
· Sublinhar as ideias mais importantes apresentadas no texto;
· Diferenciar fatos de opiniões;
· Se necessário, recorra a um dicionário para entender o significado das palavras;
· Dividir o texto em parágrafos ou partes de acordo com os aspectos ou assuntos abordados;
· Quando duas alternativas parecerem corretas, opte pela resposta mais completa. Algumas bancas elaboram suas questões apresentando alternativas incompletas com o objetivo de confundir os candidatos, portanto, fique atento!
· Tenha atenção ao que se pede. O comando da questão estabelece se a banca está solicitando a interpretação ou a compreensão do texto.
· Pratique. Faça o máximo de exercícios para estar bem preparado para a prova.
· Amplie seu vocabulário resolvendo questões de palavras cruzadas ou mantendo o hábito da leitura.
Erros mais comuns na interpretação de texto:
Extrapolação
Ocorre quando se sai do contexto original, acrescentando ideias que estão muito além do texto;
Redução
Ocorre de forma inversa à extrapolação. É a atenção dada a apenas alguns aspectos do texto, desconsiderando outros que também são essenciais para a resolução das questões;
Contradição
É bastante comum um texto apresentar ideias opostas que levam o candidato a tirar conclusões erradas;
Paráfrase incorreta
Muitas bancas atualmente têm utilizado a técnica de recriar uma parte do texto utilizando palavras para elaborar uma outra frase que apresenta sentido totalmente diferente, induzindo assim, o candidato ao erro.
Questões:
1. ENEM 2012
“Ele era o inimigo do rei”, nas palavras de seu biógrafo, Lira Neto. Ou, ainda, “um romancista que colecionava desafetos, azucrinava D. Pedro II e acabou inventando o Brasil”. Assim era José de Alencar (1829-1877), o conhecido autor de O guarani e Iracema, tido como o pai do romance no Brasil.
Além de criar clássicos da literatura brasileira com temas nativistas, indianistas e históricos, ele foi também folhetinista, diretor de jornal, autor de peças de teatro, advogado, deputado federal e até ministro da Justiça. Para ajudar na descoberta das múltiplas facetas desse personagem do século XIX, parte de seu acervo inédito será digitalizada.
História Viva, n.° 99, 2011.
Com base no texto, que trata do papel do escritor José de Alencar e da futura digitalização de sua obra, depreende-se que
a) a digitalização dos textos é importante para que os leitores possam compreender seus romances.
b) o conhecido autor de O guarani e Iracema foi importante porque deixou uma vasta obra literária com temática atemporal.
c) a divulgação das obras de José de Alencar, por meio da digitalização, demonstra sua importância para a história do Brasil Imperial.
d) a digitalização dos textos de José de Alencar terá importante papel na preservação da memória linguística e da identidade nacional.
e) o grande romancista José de Alencar é importante porque se destacou por sua temática indianista.
2. ENEM 2014
MANDIOCA - mais um presente da Amazônia
Aipim, castelinha, macaxeira, maniva, maniveira. As designações de Manihot utilíssima podem variar de região, no Brasil, mas uma delas deve ser levada em conta em todo o território nacional: pão-de-pobre - e por motivos óbvios.
Rica em fécula, a mandioca - uma planta rústica e nativa da Amazônia disseminada no mundo inteiro, especialmente pelos colonizadores portugueses - é a base de sustento de muitos brasileiros e o único alimento disponível para mais de 600 milhões de pessoas em vários pontos do planeta, e em particular em algumas regiões da África.
De acordo com o texto, há no Brasil uma variedade de nomes para a Manihot utilissima, nome científico da mandioca. Esse fenômeno revela que:
a) existem variedades regionais para nomear uma mesma espécie de planta.
b) mandioca é nome específico para a espécie existente na região amazônica.
c) “pão-de-pobre” é designação específica para a planta da região amazônica.
d) os nomes designam espécies diferentes da planta, conforme a região.
e) a planta é nomeada conforme as particularidades que apresenta.
3. ENEM 2018
O processo de leitura da informação vinda do companheiro e do adversário é fundamental nos esportes coletivos. O participante de modalidades com essas características deverá, a todo momento, ler e interpretar as informações gestuais de seu companheiro e adversário que, por outra via, também é portador de informações.
Estas deverão ser claras e legíveis para seu companheiro e totalmente obscuras para o adversário. Na interpretação praxiológica, seria aquele jogador que consegue ler as informações do adversário e posicionar-se da melhor forma possível, antecipando-se a seus adversários e ocupando os melhores espaços.
(RIBAS, J. F. M. Praxiologia motriz: construção de um novo olhar dos esportes e jogos na escola. Motriz, n. 2, 2005 - adaptado)
De acordo com a ideia de processamento de informação nas modalidades esportivas coletivas, para ser bem-sucedido em suas ações no jogo, o jogador deve:
a) identificar as informações produzidas por todos os jogadores, posicionando-se de forma fixa no espaço de jogo.
b) refletir sobre as informações fornecidas por todos os jogadores e executar os gestos técnicos com precisão no jogo.
c) analisar as informações dos adversários e, com base nelas, realizar individualmente suas ações, com o fim de tirar vantagem tática.
d) fornecer informações precisas para os adversários e interpretar as dos companheiros, para facilitar sua tomada de decisão.
e) interpretar informações de companheiros e adversários, agindo objetivamente com os primeiros e imprecisamente com os adversários.
4. ENEM 2018
Não há dúvidas de que, nos últimos tempos, em função da velocidade, do volume e da variedade da geração de informações, questões referentes à disseminação, ao armazenamento e ao acesso de dados têm se tornado complexas, de modo a desafiar homens e máquinas.
Por meio de sistemas financeiros, de transporte, de segurança e de comunicação interpessoal – representados pelos mais variados dispositivos, de cartões de crédito a trens, aviões, passaportes e telefones celulares –, circulam fluxos informacionais que carregam o DNA da vida cotidiana do indivíduo contemporâneo.
Para além do referido cenário informacional contemporâneo, percebe-se, nos contextos governamentais, um esforço – gerado por leis e decretos, ou mesmo por pressões democráticas – em disseminar informações de interesse público. No Brasil, está em vigor, desde maio de 2012, a Lei de Acesso à Informação n. 12.527. Em linhas gerais, a legislação regulamenta o direito à informação, já garantido na Constituição Federal, obrigando órgãos públicos a divulgarem os seus dados.
(SILVA JR., M. G. Vigiar, punir e viver. Minas faz Ciência, n. 58, 2014 - adaptado)
As Tecnologias de Informação e Comunicação propiciam à sociedade contemporânea o acesso à grande quantidade de dados públicos e privados. De acordo com o texto, essa nova realidade promove:
a) questionamento sobre a privacidade.
b) mecanismos de vigilância de pessoas.
c) disseminação de informações individuais.
d) interferência da legislação no uso dos dados.
e) transparência na relação entre governo e cidadãos.
5. ENEM 2009
No programa do balé Parade, apresentado em 18 de maio de 1917, foi empregada publicamente, pela primeira vez, a palavra surrealisme.
Pablo Picasso desenhou o cenário e a indumentária, cujo efeito foi tão surpreendente que se sobrepôs à coreografia. A música de Erik Satie era uma mistura de jazz, música popular e sons reais tais como tiros de pistola, combinados com as imagens do balé de Charlie Chaplin, caubóis e vilões, mágica chinesa e Ragtime.
Os tempos não eram propícios para receber a nova mensagem cênica demasiado provocativa devido ao repicar da máquina de escrever, aos zumbidos de sirene e dínamo e aos rumores de aeroplano
previstos por Cocteau para a partitura de Satie.
Já a ação coreográfica confirmava a tendência marcadamente teatral da gestualidade cênica, dada pela justaposição, colagem de ações isoladas seguindo um estímulo musical.
(SILVA, S. M. O surrealismo e a dança)
As manifestações corporais na história das artes da cena muitas vezes demonstram as condições cotidianas de um determinado grupo social, como se pode observar na descrição acima do balé Parade, o qual reflete;
a) a falta de diversidade cultural na sua proposta estética.
b) a alienação dos artistas em relação às tensões da Segunda Guerra Mundial.
c) uma disputa cênica entre as linguagens das artes visuais, do figurino e da música.
d) as inovações tecnológicas nas partes cênicas, musicais, coreográficas e de figurino.
e) uma narrativa com encadeamentos claramente lógicos e lineares.
Gabarito:
1. D
2. A
3. E
4. E
5. D
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