segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Questões sobre o Realismo com gabarito


Questões sobre o Realismo


1. ENEM 2001

No trecho abaixo, o narrador, ao descrever a personagem, critica sutilmente um outro estilo de época: o Romantismo.

“Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça, e, com certeza, a mais voluntariosa. Não digo que já lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isto não é romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas; mas também não digo que lhe maculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, não. Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, que o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.”

ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Rio de Janeiro: Jackson, 1957.

A frase do texto em que se percebe a crítica do narrador ao Romantismo está transcrita na alternativa:

a) ... o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas...

b) ... era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça...

c) Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, ...

d) Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos...

e) ... o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.





2. PUC-PR 2007

Sobre o Realismo, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O Realismo surgiu na Europa, como reação ao Naturalismo.

b) O Realismo e o Naturalismo têm as mesmas bases, embora sejam movimentos diferentes.

c) O Realismo surgiu como consequência do cientificismo do século XIX.

d) Gustave Flaubert foi um dos precursores do Realismo. Escreveu Madame Bovary.

e) Emile Zola escreveu romances de tese e influenciou escritores brasileiros


3. MACK-SP 

O cientificismo comunicou feitio próprio ao Realismo-Naturalismo.Assinale a alternativa que não apresenta o cientista e a respectiva teoria científica ou filosófica correspondentes à época daquele movimento literário.

a) Darwin – Teoria da evolução das espécies e sua revolução biológica.

b) Comte – Teoria positivista, que explica todos os fenômenos sujeitos às leis naturais.

c) Taine – Teoria do ambientalismo determinante: a obra de arte como produto do meio, momento e raça.

d) Claude Bernard - Teorias da medicina experimental, mostrando a importância da fisiologia no comportamento do indivíduo.

e) Kant – Teoria segundo a qual a razão constrói o mundo da ciência servindo-se das aparências das coisas, formas de nossa sensibilidade.


4. UFPR

Eça de Queirós afirmava:
“O Realismo é a anatomia do caráter. É a crítica do homem.
É a arte que nos pinta a nossos próprios olhos – para nos
conhecermos, para que saibamos se somos verdadeiros ou 
falsos, para condenar o que houver de mau na nossa 
sociedade.”

Para realizar essa proposta literária, quais os recursos utilizados no discurso realista? Selecione-os na relação abaixo e depois assinale a alternativa que os contém:

1- Preocupação revolucionária, atitude de crítica e de combate;

2- Imaginação criadora; 

3- Personagens fruto da observação; tipos concretos e vivos; 

4- Linguagem natural, sem rebuscamentos; 

5- Preocupação com mensagem que revela concepção materialista do homem; 

6- Senso de mistério; 

7- Retorno ao passado; 

8- Determinismo biológico ou social. 

a) 1, 2, 3, 5, 7, 8

b) 1, 3, 4, 5, 8.

c) 2, 3, 4, 6, 7.

d) 3, 4, 5, 6, 8.

e) 2, 3, 4, 5, 8.


5. FMTM 

Assinale a alternativa em que se encontram características
da prosa do Realismo:
a) Objetivismo; subordinação dos sentimentos a interesses 
sociais; críticas às instituições decadentes da sociedade
burguesa.

b) Idealização do herói; amor visto como redenção; oposição
aos valores sociais.

c) Casamento visto como arranjo de conveniência; descrição
objetiva; idealização da mulher.

d) Linguagem metafórica; protagonista tratado como anti-
herói; sentimentalismo.

e) Espírito de aventura; narrativa lenta; impasse amoroso 
solucionado pelo final feliz.


6. Mack

Assinale a alternativa correta.

“Mas Luísa, a Luisinha, saiu muito boa dona de casa; tinha cuidados muito simpáticos nos seus arranjos; era asseada, alegre como um passarinho, como um passarinho amiga do ninho e das carícias do macho; e aquele serzinho louro e meigo veio dar à sua casa um encanto sério. (…)

Estavam casados havia três anos. Que bom que tinha sido! Ele próprio melhorara; achava-se mais inteligente, mais alegre … E recordando aquela existência fácil e doce, soprava o fumo do charuto, a perna traçada, a alma dilatada, sentindo-se tão bem na vida como no seu jaquetão de flanela!”

(Eça de Queirós, O primo Basílio)

a) A prosa realista, com intuito moralizador, desmascara o
casamento por interesse, tão comum no século XIX, para 
defender uma relação amorosa autêntica, segundo princípios
filosóficos do platonismo.

b) A prosa romântica analisa mais profundamente a natureza
humana, evitando a apresentação de caracteres padronizados em termos de paixões, virtudes e defeitos.

c) A prosa realista põe em cena personagens tipificados que, metamorfoseados em heróis valorosos, correspondem à expressão da consciência e valores coletivos.

d) A prosa realista, apoiando-se em teorias cientificistas do
século XIX, empreende a análise de instituições burguesas, 
como o casamento, por exemplo, denunciando as bases 
frágeis dessa união.

e) A prosa romântica recria o passado histórico com o intuito 
de ironizar os mitos nacionais.


7. UEMG

Sobre o conteúdo e a estrutura do romance Dom Casmurro, 
todos os comentários das alternativas abaixo são coerentes 
e adequados, EXCETO:

a) Pela leitura da trama que orienta o enredo, o leitor é levado à conclusão de que o narrador-protagonista foi, de fato, traído pela sua amada, Capitu.

b) A reconstrução da casa no Engenho Novo para recuperação do espaço perdido em Mata- Cavalos não permite ao narrador a recuperação do seu passado.

c) O título do romance constitui uma referência irônica ao narrador e aponta o seu estado de conflito em relação ao passado.

d) A força da narrativa não se concentra no enredo, mas nas reflexões, digressões e na maneira ambivalente com que o narrador tenta reconstituir os fatos.


8. ESPM

Assinale a opção que contenha trecho com a conhecida digressão metalinguística presente na obra de Machado de Assis:

a) Ora bem, faz hoje um ano que voltei definitivamente da Europa. O que me lembrou esta data foi, estando a beber café, o pregão de um vendedor de vassouras e espanadores: “Vai vassouras! vai espanadores!”.

b) Cuido haver dito, no capítulo XIV, que Marcela morria de amores pelo Xavier. Não morria, vivia. Viver não é a mesma cousa que morrer (…).

c) Rubião não sabia que dissesse; Sofia, passados os primeiros instantes, readquiriu a posse de si mesma; respondeu que, em verdade, a noite era linda (…).

d) Assim chorem por mim todos os olhos de amigos e amigas que deixo neste mundo, mas não é provável. Tenho-
me feito esquecer.

e) Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros (…).


9. USF-SP

Pode-se entender o Naturalismo como uma particularização 
do Realismo que:

a) se volta para a Natureza a fim de analisar-lhe os processos cíclicos de renovação.

b) pretende expressar com naturalidade a vida simples dos homens rústicos nas comunidades primitivas.

c) defende a arte pela arte, isto é, desvinculada de compromissos com a realidade social.

d) analisa as perversões sexuais, condenando-as em nome da moral religiosa.

e) estabelece um nexo de causa e efeito entre alguns fatores sociológicos e biológicos e a conduta das personagens.


10. UCS-RS

Embora tradicionalmente se considere o ano de 1893 como data final do Realismo e suas manifestações no Brasil, sabe-
se que, na verdade, durante os primeiros vinte anos do século XX, essa estética desenvolveu-se paralelamente:

a) ao Romantismo e ao Parnasianismo.

b) ao Pré-Modernismo e ao Modernismo.

c) ao Simbolismo e ao Modernismo.

d) ao Simbolismo e ao Pré-Modernismo.

e) ao Parnasianismo e ao Modernismo.


Gabarito:

1. A

2. A

3. E

4. B

5. A

6. D

7. A

8. B

9. E

10. B



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