Questões sobre o uso dos porquês
1. IESES – IGP-SC/2017
Observe: “B não ‘pode’ ver isso, porque trairia sua identidade”. O emprego dos porquês requer especial atenção. Dessa forma, analise as frases das alternativas a seguir e assinale a única INCORRETA.
a) Nenhum porquê foi apresentado de forma convincente.
b) O trajeto porque retornei trouxe-me boas recordações.
c) Nada faz sentido, porque ninguém se entende.
d) Não quis informar por que teria se atrasado.
2. FAUEL – Câmara de Maria Helena – PR/2017
Acerca do uso adequado dos “porquês”, assinale a única alternativa INCORRETA:
a) O preço subiu tanto, por quê?
b) Por que há tantas injustiças no mundo?
c) Quero que me explique porquê agiu desse modo.
d) Preciso saber o porquê destas insinuações!
3. REIS & REIS – Prefeitura de Cipotânea – MG/2016
Marque a alternativa incorreta de acordo com o uso do porquê:
a) Os trabalhos não foram entregues no prazo, por quê?
b) Porque ele prefere sair com os amigos aos sábados.
c) Ninguém sabe o por que da viagem de Samanta.
d) Por que você quer jogar com essa bola?
4. FGV – COMPESA/2016
Assinale a frase em que a grafia do vocábulo sublinhado está inadequada (uso dos porquês).
a) Por que é que, na estrada, o molenga está sempre na nossa frente e o apressadinho vem sempre atrás?
b) Responda depressa: por que, na máquina escrever, o alfabeto não está em ordem alfabética?
c) Entre o porque e o por quê há mais bobagem gramatical do que sabedoria semântica.
d) As autoridades dizem a toda hora que estão profundamente preocupadas com o crime organizado. Por quê? Preferem o crime esculhambado?
e) Quando a mulher diz que depois do marido nunca mais vai querer saber de outro homem é porque pensa que nunca mais vai encontrar outro igual ou porque tem medo de só encontrar outros iguais?
5. AMEOSC – Prefeitura de Palma Sola – SC/2016
Assinale a alternativa em que a forma “por que” completa corretamente a lacuna da frase:
a) Genética explica _______ algumas pessoas aparentam ser mais novas.
b) Isso acontece ________ as pessoas andam sem tempo.
c) Ela contou o ________ de ter voltado.
d) Venceram ________ lutaram como irmãos.
6. CESGRANRIO – IBGE/2016
No trecho do Texto II “Há sempre um porquê.”, a palavra destacada está grafada de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
A palavra ou a expressão destacada aparece corretamente grafada em:
a) Programas de proteção ambiental têm tentado reduzir a pobreza das populações das florestas por quê é uma forma de evitar o desmatamento.
b) As pressões sociais impedem que as pessoas alcancem a felicidade porquê impõem valores que podem não combinar com as aspirações próprias.
c) É difícil entender o porquê de não serem implementadas políticas mais eficientes para evitar a degradação de nossos principais biomas.
d) As pessoas devem procurar viver de uma forma mais relaxada de modo a conhecerem melhor o por quê de suas atitudes.
e) Por quê tantas pessoas são infelizes e reclamam que não conseguem atingir seus objetivos na vida?
7. MÁXIMA – SAAE de Aimorés – MG/2016
Analise as frases a seguir.
I. As situações _______ passei não me trouxeram respostas.
II. Com este _________ você acabará me convencendo.
III. Sou grato __________ me ouves.
IV. Ficou com essa cara _______ ?
A sequência que completa corretamente:
a) Porque – porquê – porque – por que;
b) Porque – porquê – por que – por quê;
c) Por que – porque – porque – por quê;
d) Por que – porquê – porque – por quê.
8. MS CONCURSOS – Prefeitura de Piraúba – MG/2017
Assinale a alternativa onde a grafia do porquê está incorreta:
a) Você fez isso, por que?
b) Venha porque fazemos questão de sua presença.
c) Ninguém sabe o porquê de ela ter feito isso.
d) Essa é a razão por que o demiti.
9. OBJETIVA – Prefeitura de Cidreira – RS/2016
Analisar os itens abaixo quanto ao emprego dos porquês:
I – Por que algumas pessoas que tiveram câncer conseguiram recuperar o cabelo rapidamente e outras não?
II – A pesquisa mostra que o zika vírus atinge, sobretudo, os neurônios, porque o vírus consegue se replicar em diversos órgãos, mas a lesão é maior no sistema nervoso central.
a) Somente o item I está correto.
b) Somente o item II está correto.
c) Os itens I e II estão corretos.
d) Os itens I e II estão incorretos.
10. IF-PE – IF-PE/2017
A pergunta de Miguelito: “Mas por que é preciso desperdiçar a vida que a gente ganha trabalhando para ganhar a vida?”
(TEXTO 16) emprega adequadamente a locução “por que”. Assinale a alternativa que também apresenta o uso CORRETO do porquê.
(TEXTO 16) emprega adequadamente a locução “por que”. Assinale a alternativa que também apresenta o uso CORRETO do porquê.
a) É preciso desperdiçar a vida que a gente ganha trabalhando para ganhar a vida? Por quê?
b) Qual o por quê de se desperdiçar a vida que a gente ganha trabalhando para ganhar a vida?
c) Eu fico pensando: porque desperdiçar a vida que a gente ganha trabalhando para ganhar a vida?
d) Eu queria saber porque a gente desperdiça a vida que a gente ganha trabalhando para ganhar a vida. Se desperdiçamos a vida que a gente ganha trabalhando é por que temos que ganhar a vida.
11. M.M
A alternativa errada quanto ao emprego do porquê é:
a) Não revelou o motivo por que não foi ao trabalho.
b) Estavam ansiosos porque o dia já havia amanhecido.
c) Eis o porquê da minha viagem.
d) Ele não veio por que estava doente.
e) Porque houve um engarrafamento, chegou atrasado ao colégio.
12. Fuvest
Assinale a frase gramaticalmente correta.
a) Não sei por que discutimos.
b) Ele não veio por que estava doente.
c) Mas porque não veio ontem?
d) Não respondi porquê não sabia.
e) Eis o porque da minha viagem.
13. UFV-MG
Assinale a única alternativa em que a expressão porque deve vir separada.
a) Em breve compreenderás porque tanta luta por um motivo tão simples.
b) Não compareci à reunião porque estava viajando.
c) Se o Brasil precisa do trabalho de todos é porque precisamos de um nacionalismo produtivo.
d) Ainda não se descobriu o porquê de tantos desentendimentos.
e) Choveu durante a noite, porque as ruas estão molhadas.
14. MPE-GO
Assinale a alternativa incorreta quanto ao uso do “porque”:
a) Por que as estrelas brilham?
b) Comprei esse sapato porquê é mais barato.
c) Você está rindo por quê?
d) Ninguém entende o porquê de tanta corrupção.
e) Todos sabem por que motivo ele recusou a oferta?
15. SEDUC-SP
Preencha as lacunas das frases abaixo com “por que”, “porque”, “por quê” ou “porquê”. Depois, assinale a alternativa que apresenta a ordem correta, de cima para baixo, de classificação.
– ____________ o céu é azul?
– Meus pais chegaram atrasados, ____________ pegaram trânsito pelo caminho.
– Gostaria muito de saber o ____________ de você ter faltado ao nosso encontro.
– A Alemanha é considerada uma das grandes potências mundiais. ____________?
a) Porque – porquê – por que – Por quê
b) Porque – porquê – por que – Por quê
c) Por que – porque – porquê – Por quê
d) Porquê – porque – por quê – Por que
e) Por que – porque – por quê – Porquê
16. FEPESE- PC-SC
Leia o texto abaixo:
[…] Algumas coisas não mudam nunca – e ainda bem. O céu de Lisboa. A luz de Lisboa. O resto está sempre mudando. Primeiro,…………………………………a cidade recuperou a sua beira-rio com o fim das intermináveis obras do metrô nos arredores da Praça do Comércio. Não sei bem do……………………………….. de tantas obras. Mudar o que já é lindo,……………………………….. ?
Queremos sempre modificar o que já é perfeito?
Ninguém sabe ser tão vintage como Lisboa. Há motivos……………………………….. Lisboa é Lisboa.
Fonte: Revista Viagem e Turismo. Fevereiro de 2017. Texto adaptado.
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas do texto.
a) porque • porquê • por quê • por que
b) porque • porquê • porquê • por que
c) por que • porquê • por quê • porque
d) por que • por que • por quê • porque
e) porquê • porque • por que • por quê
17. CPCON- UEPB
Avalie as assertivas abaixo, referentes ao enunciado “Use nossas impressoras e descubra por que temos inimigos”, na publicidade acima, e, em seguida, responda ao que se pede.
I- Há equívoco na grafia da palavra “por que”, já que esta deveria ser escrita, de acordo com a norma culta, e nesta situação comunicativa, da seguinte forma: “porque”.
II- A estratégia criativa, proposta na publicidade, de afirmar que “temos inimigos” pode se referir à tese de que a qualidade do produto, sendo incomparável, poderia gerar inveja, perseguição, e, com efeito, inimizade do produto concorrente.
III- Os verbos “use” e “descubra”, nestas circunstâncias frasais, estão em plena harmonia, em termos de uso das pessoas gramaticais, já que ambos estão conjugados na terceira pessoa do singular do imperativo afirmativo.
Está CORRETO o que se afirma apenas em
a) I e II.
b) II e III.
c) I e III.
d) III.
e) II.
18. UFRJ
Leia o trecho a seguir:
“Digam ao povo brasileiro que meu sonho era ser escritora, mas eu não tinha dinheiro para pagar uma editora.”
Se quisermos manter a coesão e a coerência textuais do período acima, NÃO podemos substituir a palavra em destaque por:
a) entretanto.
b) porém.
c) contudo.
d) porque.
e) todavia.
Gabarito:
1. B
2. C
3. C
4. C
5. A
6. C
7. D
8. A
9. C
10. A
11. D
12.A
13. A
14.B
15. C
16. B
17. B
18. D
Nenhum comentário:
Postar um comentário