terça-feira, 28 de agosto de 2018

As classes gramaticais

As classes gramaticais

Classe gramatical é o conjunto de palavras que possuem a mesma finalidade.

Na língua portuguesa, as palavras são distribuídas em dez classes gramaticais, que também podem ser chamadas de classes morfológicas:

Substantivo:

É a palavra que dá nome aos seres (pessoas ou animais), aos lugares e às coisas.

Robson comprou um carro novo. (pessoa)

Catarina sairá de férias. (pessoa)

Angel, minha cachorrinha,  cavou um buraco enorme no quintal. (animal)

Belinha, minha gatinha, gosta de brincar com sua bolinha. (animal)

O Rio de Janeiro  é uma cidade linda. (lugar)

Eu nasci em São Paulo. (lugar)

O computador é muito moderno. (coisa)

A panela está bem limpa. (coisa)


Adjetivo:

É a palavra que serve para caracterizar o substantivo.

Robson comprou um carro novo.  (caracteriza o substantivo carro)

Safira, minha cachorrinha, cavou um buraco enorme no quintal. (caracteriza o substantivo buraco)

O Rio de Janeiro é uma cidade linda. (caracteriza o substantivo cidade)

O computador é muito moderno. (caracteriza o substantivo computador)

A sala está perfumada. (caracteriza o substantivo sala)

O celular está quebrado. (caracteriza o substantivo celular)


Artigo:

Antecede o substantivo com o objetivo de determiná-lo ou indeterminá-lo.

Um dia desses eu almoço com você. (indeterminado)

Um menino trouxe o recado. (indeterminado)

Uma vez eu estive na galeria de arte. (indeterminado)

O dia da prova está próximo. (determinado)

O menino chegou acompanhado de sua mãe. (determinado)

A semana está repleta de novidades. (determinado)


Numeral:

Indica a quantidade.

Faço musculação três vezes por semana.

Compre dois litros de leite.

O livro custa trinta Reais.

Viajo duas vezes por ano.

Traga duas garrafas de água.


Pronome:

É a palavra que substitui ou acompanha o substantivo.

Teus planos são perfeitos! (acompanha o substantivo planos)

Meu vestido novo será entregue hoje. (acompanha o substantivo vestido)

Márcio foi à sorveteria, ele gosta de sorvete de flocos. (substitui o substantivo Márcio)

Aquela bicicleta é nova. (acompanha o substantivo bicicleta)         
Meu trabalho é gratificante. (acompanha o substantivo trabalho)         

Isabela fez aniversário, ela ganhou uma linda festa. (substitui o substantivo Isabela)                                                                            

Verbo:

É a palavra que indica uma ação, estado ou fenômeno.

Fernanda canta muito bem.  (ação)

Vinícius fez seus trabalhos direitinho. (ação)

Guarde seus brinquedos e venha comigo. (ação)

Choveu bastante durante a noite. (fenômeno da natureza)

Sempre neva no inverno. (fenômeno da natureza)

Venta muito pela manhã. (fenômeno da natureza)

As crianças estão felizes. (estado)

A boneca é nova. (estado)

A cozinha está limpa. (estado)


Advérbio:

É a palavra que modifica um verbo, um advérbio ou um adjetivo.

Ventou bastante ontem à tarde.  (modificando um verbo)

Não faça isso! (modificando um verbo)

Beto jogou muito bem. (modificando o advérbio bem)

O filme era muito bom. (modificando o advérbio bom)

 Sua filha é muito linda! (modificando o adjetivo linda)

Tivemos uma tarde muito especial. (modificando o adjetivo especial)


Preposição:

Liga duas palavras.

Confie em mim.

Fique longe do fogo.

O menino fez um barquinho de papel.

Preciso de você.


Conjunção:

É a palavra que liga duas orações.

A manhã está fria, mas está muito bonita.

O jogo foi bom, apesar da derrota do time.

Venha comigo e conheça a turma.

Gosto da minha casa, mas pretendo me mudar.


Interjeição:

É a palavra usada para exprimir emoções e sentimentos súbitos.

Uau! Que lindo!

Nossa! Que susto!

Ai!, me machuquei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário